Glutamina e imunidade
- Eduardo Monteiro
- 18 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de jul. de 2022
Glutamina, necessária ou desnecessária para melhorar nossa imunidade?

Antes de responder essa pergunta, temos que entender da onde que veio a ideia de que a glutamina seria boa para nossa imunidade.
A glutamina é um aminoácido condionalmente essencial, ou seja, nós já produzimos de forma suficiente no nosso corpo, tanto que a glutamina é o aminoácido mais abundante no nosso corpo! Entretanto, por algum fator estressor que exija de forma anormal a glutamina, a produção do nosso corpor acaba não sendo o suficiente para suprir a demanda.
E quais situações são essas?
Treino de alta intensidade, pacientes queimados, Inflamação, infecção, entre outros.
Sabendo disso, precisamos saber de outra coisa... existem órgãos produtores e consumidores de glutamina. O intestino e o sistema imunológico são consumidores de glutamina, enquanto que os nossos músculos e o fígado, são produtores de glutamina. Daí que veio a ideia de que se suplementassemos a glutamina ela teria eficácia para a nossa imunidade.

*Seta azul são produtores de glutamina e a branca pontilhada é consumidora de glutamina.
Mas temos que olhar dois fatores:
1-> Será que quanto mais glutamina nós suplementamos, mais resultados nós iremos obter?
2-> Qual a concentração de glutamina nos alimentos que nós consumimos diariamente?
A concentração de glutamina na nossa alimentação tende a ser o suficiente para atingirmos a demanda aumentada de glutamina, por conta de um estresse mencionado acima!
100g de queijo tem mais de 6g de glutamina;
100g de soja tem 8g de glutamina;
100g de carne tem 4g de glutamina.
Lembrando que a concentração em um dosador de glutamina é 5g, ou seja, nós ultrapassamos essa quantidade facilmente. Além disso, temos que entender que o nosso corpo funciona como se fosse um copo, quando ele já está cheio de água e mesmo assim quisermos colocar mais água, o que vai ocorrer é que o copo vai transbordar!
Por isso, que da mesma forma que quanto mais proteína não significa mais hipertrofia (ganho de massa muscular), o mesmo é com a glutamina... se você suplementar, você não terá um benefício adicional, por que existe um limite de absorção e aproveitamento onde o excesso é descartado!
"Então a glutamina é inútil?"
Também não, ela tem aplicabilidade em quem tem algumas doenças autoimunes ou sindrome do intestino irritavel... por isso, ela não é inútil, mas você também notou uma aplicabilidade é BEM ESPECÍFICA. Desta forma, não podemos acreditar em tudo que vemos ou sair tomando qualquer suplemento!
"Ah mas mal não vai fazer!"
Na realidade, pacientes com tipos específicos de tumores, podem ter o mesmo agravado, devido a suplementação de glutamina!
Por isso, procure sempre a orientação de um nutricionista!
Clica no Link aqui embaixo e chama o meu time no WhatsApp para marcar um acompanhamento!
Referências:
- Glutamine: Metabolism and Immune Function,Supplementation and Clinical Translation;
- Glutamine SupplementationIn VitroandIn Vivo, in Exercise andin Immunodepression;
- ESPEN practical guideline: Clinical Nutrition in inflammatory boweldisease.
Comments